Economia
PicPay cresce receita em mais de 60% e registra lucro líquido de R$ 252 milhões em 2024

Companhia continua a expandir os resultados, com avanço acelerado das principais métricas do negócio e avenidas de crescimento
São Paulo, 28 de março de 2025 — O PicPay registrou lucro líquido de R$ 251,8 milhões em 2024, um salto de sete vezes na comparação anual. No quarto trimestre, o lucro líquido foi de R$ 80 milhões, três vezes maior contra igual período de 2023. A receita cresceu 61% no ano, para R$ 5,6 bilhões, e avançou 91% no quarto trimestre em relação ao mesmo período de 2023, chegando a R$ 1,8 bilhão.
A margem bruta (gross profit) atingiu R$ 2,8 bilhões no ano, crescendo 53% em relação ao ano anterior, e a receita líquida de juros (NII) dos serviços financeiros, que envolve operações de crédito e cartão, chegou a R$ 520 milhões no quarto trimestre, contra R$ 23 milhões em igual período do ano anterior. No ano completo, o NII saiu de R$ 29,2 milhões em 2023 para R$ 1,4 bilhão.
“O crescimento expressivo da nossa receita e dos nossos principais números é fruto da estratégia de lançamento e cross-sell de produtos, que tem impulsionado a diversificação do portfólio. Com um modelo eficiente e um custo de servir baixo, seguimos ampliando nossa presença no mercado de forma sólida e sustentável, com avanços na carteira digital e destaque para a evolução da carteira de crédito”, destaca Eduardo Chedid, CEO do PicPay.
Além disso, a companhia apresentou um retorno sobre patrimônio (ROE) anualizado de 19% no quarto trimestre, 10 pontos percentuais (pp) acima do registrado em igual período de 2023.
Em 2024, o app chegou a 60,2 milhões de contas, um crescimento de 14% em relação a 2023, que mantém a posição do PicPay como 7º maior banco em número de clientes do país. Os usuários ativos chegaram a 38,9 milhões, alta de 13%. A receita média por usuário ativo (ARPAC) subiu a R$ 47 no quarto trimestre, aumento de 75% na comparação anual.
O volume total transacionado foi de R$ 421 bilhões em 2024, 55% maior na comparação anual, e de R$ 123,3 bilhões no quarto trimestre, 44% acima do registrado no mesmo período de 2023.
Já o cash-in — valor que os usuários trazem para o PicPay e que indica o uso crescente do aplicativo como conta principal — totalizou R$ 378 bilhões em 2024, 58% maior do que no ano anterior. O saldo em conta subiu 53% comparado a 2023, para R$ 20 bilhões.
“Além de novas linhas de negócio, continuamos crescendo em frentes já consolidadas, como a carteira, e vemos o engajamento e a principalidade avançando a cada trimestre”, afirma o executivo de RI, M&A e Estratégia do PicPay, André Cazotto. “Isso demonstra a força do nosso modelo, cada vez mais diversificado e com um equilíbrio saudável entre receitas de fee e asset light e receitas de crédito”, acrescenta.
Rodrigo Couto, vice-presidente executivo de Finanças, Risco e Administração do PicPay, também destaca a expansão em serviços financeiros como o principal driver de crescimento da companhia. “Temos consolidado nossa posição no mercado como uma operação sólida, com um funding cada vez mais robusto e que nos permite continuar expandindo as frentes de negócio com rentabilidade”, afirma.
No período, a companhia também concluiu a emissão de seu primeiro Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), com captação de R$ 700 milhões. O fundo foi estruturado por meio da cessão de créditos relativos ao adiantamento de recebíveis do FGTS. A operação marca a estreia do PicPay nesse modelo de captação, e tem o objetivo de ampliar e diversificar o mix de funding da empresa.
Crescimento acelerado em crédito
A carteira de crédito — composta por empréstimo pessoal, cartão, consignado e antecipação do FGTS — somou R$ 10,6 bilhões no período, avanço de 28% na comparação contra o trimestre imediatamente anterior e um salto de 18 vezes na base anual. Os produtos colateralizados representam 44% da carteira.
Além disso, a originação de empréstimos chegou a R$ 2 bilhões no quarto trimestre, crescimento de 140%, e a R$ 6,8 bilhões em 2024, subindo 187%.
Já o volume total transacionado de Cartões chegou a R$ 12,4 bilhões no quarto trimestre, alta de 47%, e R$ 39,2 bilhões no ano, avanço de 45%.
Expansão do portfólio e inovação
Na frente de Serviços Financeiros para Pessoa Jurídica, 2024 marcou o lançamento da maquininha própria e da Smart POS, o que contribuiu para a ampliação do portfólio, que já conta com checkout, e-commerce e link de pagamentos, além de crédito. Na área de benefícios corporativos, ainda foi lançada a funcionalidade de antecipação salarial.
Em 2024, o PicPay integrou inteligência artificial generativa ao seu atendimento no app, ganhando eficiência, escala e melhorando o NPS (Net Promoter Score) dos clientes, e se consolidou como case global do setor segundo a Microsoft. Já no quarto trimestre, a companhia lançou seu assistente financeiro, que faz Pix no WhatsApp usando GenAI até com áudios, fotos ou mensagens encaminhadas, além de ajudar em outras tarefas.
Ao longo do ano, mais de 5,7 milhões de pessoas usaram o Assistente PicPay. O PicPay está entre os maiores clientes da Azure OpenAI e é uma das empresas com maior volume de interações com o GPT, com uma média de 10 bilhões de tokens processados por mês.
A empresa também foi pioneira no Pix por aproximação e uma das primeiras adquirentes a ter sua maquininha habilitada para a solução. O portfólio ainda foi ampliado com o lançamento do Hub de Veículos que utiliza IA, o Modo Seguro, a conta para menores e funcionalidades para os pais e o portfólio de seguros, que cresceu e atingiu 5 milhões de apólices ativas, quatro vezes superior na comparação anual.