Economia

Projeto vai produzir combustível sustentável de aviação no PR

Atualizado 18/06/2024 às 14:45:42

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/03/plane-4133136_1280.jpg

A primeira instalação piloto para produção de combustível sustentável de aviação (SAF, pela sigla em inglês) no Brasil foi inaugurada ontem, no Paraná.

Ela está alojada nas dependências da da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu.

A Unidade de Produção de Hidrocarbonetos Renováveis é uma parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) e o projeto H2Brasil.

Sua construção contou com investimento de 1,8 milhão de euros do governo alemão, por meio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).

A planta é projetada para produzir seis quilos por dia de bio-syncrude.

O combustível é uma mistura de hidrocarbonetos criada a partir de biogás e hidrogênio verde, destinada à produção de SAF.

No processo, são utilizados até 50 metros cúbicos normais por dia (Nm³/d) de biogás gerado na unidade de biodigestão da Itaipu, combinado com 53 Nm³ de hidrogênio verde produzido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

O projeto é resultado de parceria entre a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, o CIBiogás, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Fundação Araucária e a Itaipu Binacional.

bio-syncrude produzido na fábrica será enviado para o Laboratório de Cinética e Termodinâmica Aplicada (Latca) da UFPR, em Curitiba.

No local, ele passará por processo de caracterização e refino para a obtenção de frações de combustível sustentável para aviação.

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também