Economia
Semana encerra com preocupações sobre trajetória dos juros no Brasil e nos EUA
[15/03/2024] Da Redação do Bom Dia Mercado
A semana termina com bolsas em baixa, juros e dólar em alta, e o mercado já se preparando para a rodada de decisões de política monetária na próxima semana.
A inflação resiliente nos EUA, conforme mostraram os dados divulgados nesta semana, pode levar o Fed a ser mais prudente no ciclo de afrouxamento. Por enquanto, as apostas de que o ciclo começará em junho continuam majoritárias, segundo levantamento do CME.
Os investidores estão particularmente preocupados com o gráfico de pontos que será divulgado após a reunião de 4ªF. O gráfico é um indicador das opiniões dos membros do Fomc sobre os próximos passos da política monetária.
Com a inflação persistente, a tendência é que o novo gráfico mostre que eles estão dispostos a realizar menos do que três cortes de juros neste ano, que ainda é a aposta predominante no mercado. Na dúvida sobre um possível cenário com juros mais altos por mais tempo, a ordem nas mesas de negociação foi reduzir exposição ao risco nos últimos dois dias.
Por aqui, a trajetória do Copom também poderá sofrer ajustes na próxima semana. Economistas acreditam que, após dados fortes da economia em serviços, varejo e geração de empregos, o Comitê pode encerrar o ciclo de cortes mais cedo, antes de atingir os 9% esperados pelo mercado.
Um sinal de que esse será o novo plano pode se confirmar com a retirada, no comunicado da próxima 4ªF, do “forward guidance” de cortes de 0,5 pp nas próximas reuniões (no plural). Seria a deixa para o BC aliviar o pé em maio e parar os cortes em junho ou julho. (Téo Takar)