Economia
Semana nos mercados contou com surpresas na inflação dos EUA
[16/02/2024] Da Redação do Bom Dia Mercado
A semana mais curta para o mercado no Brasil devido ao Carnaval foi de surpresas desagradáveis sobre a inflação americana e muitas declarações de membros do Fed, o que colaborou para deixar os ativos voláteis aqui e no exterior.
Tanto o CPI como o PPI vieram acima das expectativas de Wall Street, o que levou a um novo ajuste nas apostas de início dos cortes de juros pelo Fed, migrando de maio para junho. Porém, os dados não surpreenderam os membros do Fed, que trataram de acalmar o mercado.
Raphael Bostic (Atlanta) pontuou que o caminho da inflação rumo à meta de 2% poderá ser “acidentado”. Ontem, Austan Goolsbee (Chicago) já havia ressaltado que a inflação estava caindo e que o Fed não ia mudar os planos por causa de um mês fora da curva.
No fim das contas, o dólar terminou a semana praticamente no mesmo ponto que começou e o Ibovespa registrou ligeira alta, ajudada pela recuperação das commodities, apesar da ausência do referencial da China, ainda em feriado prolongado de Ano Novo. Em Wall Street, os índices devolveram parte da empolgação da semana anterior.
Na próxima semana, a temporada de balanços volta a todo o vapor, com destaques para os resultados da Vale aqui e da Nvidia nos EUA. Brasília também retorna aos trabalhos, com foco nas negociações sobre a MP da reoneração e a discussão dos vetos ao Orçamento, particularmente à verba das emendas de comissão.
Bom fim de semana! (Téo Takar)