Economia

Semana termina com animação de pouso suave nos EUA e ruídos em Brasília

Atualizado 27/01/2024 às 08:09:29

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/01/grafico-mercado-economia-pexels.jpg

[27/01/2024] Da Redação do Bom Dia Mercado

Os números do PCE, o dado de inflação preferido do Fed, mostraram que o trabalho dos membros do BC americano está dando certo e os aumentos de preços estão convergindo para a meta anual de 2%.

E, mesmo com o duro aperto monetário realizado ao longo de 2023, a economia americana ainda se manteve firme, com crescimento de 3,3% no quatro trimestre, bem acima dos 2% esperados pelo mercado.

Se tudo continuar caminhando desta forma, os EUA caminharão para um “pouso suave” e o Fed poderá reduzir os juros no meio do ano, ou já a partir de maio, como deseja o mercado. O problema é que podem surgir surpresas pelo caminho.

Um dos pontos de preocupação é o petróleo, que parecia comportado no começo do ano, mas saltou 6% nesta semana e pode subir mais, a depender dos próximos capítulo da novela de conflitos no Oriente Médio.

Por aqui, o governo conseguiu gerar novos ruídos nesta semana, ao apresentar um novo plano industrial usando receitas consideradas antigas e poucos eficazes para o crescimento do país, e ao deixar vazar na imprensa a informação de que pretendia emplacar Guido Mantega no comando da Vale.

Pegou tão mal que o ministro Alexandre Silveira veio a público hoje dizer que a suposta tentativa de interferência política na mineradora nunca existiu. O BDM Online voltará a ser atualizado na 2ªF, às 7h. Bom fim de semana! (Téo Takar)

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também