Economia
Semana termina com animação do balanço da Nvidia e receios de risco fiscal no Brasil
[23/02/2024] Da Redação do Bom Dia Mercado
A semana foi marcada pelos balanços, especialmente da Nvidia, que mostrou que ainda é possível bater todas as expectativas e trazer resultados ainda mais surpreendentes.
Os números vêm na esteira dos fortes resultados apresentados por Meta e Microsoft há algumas semanas, o que leva os investidores a concentrar cada vez mais as atenções nas “sete magníficas” (Apple, Alphabet, Amazon e Tesla completam a lista).
A Ata do Fed não trouxe maiores surpresas e apenas reforçou o discurso cauteloso adotado pelos membros do BC americano, de que o Fed não tem pressa para cortar juros e que é preciso ter confiança de que a queda da inflação é sustentável.
Embora alguns ainda insistam em acreditar em maio, a grande maioria do mercado já aceita o fato de que um corte não virá antes de junho.
Por aqui, Lula decidiu fazer as pazes com o Congresso usando um velho recurso da política: anunciou a liberação de R$ 14,5 bilhões em emendas até o meio do ano, a tempo das eleições municipais.
Com isso, Lula conseguiu avançar na questão da MP da reoneração, que vai virar projeto de lei e terá mudanças nas datas de término dos benefícios fiscais. Convidados por Lula, Lira e líderes partidários foram a um “happy hour” ontem no Alvorada, algo impensável há algumas semanas. O acordo de paz saiu caro na visão do mercado.
A liberação de recursos para emendas praticamente anulou a repercussão positiva da arrecadação de janeiro, que veio acima do esperado. E o investidor voltou a botar o risco fiscal na conta, levando o dólar a encostar nos R$ 5. O BDM Online voltará a ser atualizado na 2ªF, às 7h. Bom fim de semana! (Téo Takar)