Economia

Semana termina com recorde em NY, e mercado convencido de que Fed não cortará juros em março

Atualizado 19/01/2024 às 22:22:26

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2023/12/mercado-finaneiro-ibovespa.jpg

[19/01/24] Da Redação do Bom Dia Mercado

O mercado acordou do sonho nesta semana e finalmente se convenceu de que o Fed não vai cortar os juros a partir de março.

Diversos membros do Fed já vinham dando pistas nesse sentido desde o fim do ano passado, mas foi a fala assertiva de Christopher Waller, na 3ªF, que fez a ficha do investidor cair. Waller disse com todas as letras de que o Fed estava trabalhando com apenas três cortes de 25 pb neste ano, bem distante do cenário de redução de 175 pb imaginado pelos mais otimistas do mercado.

Raphael Bostic arrematou o discurso duro de Waller ao deixar claro que o horizonte para o início do afrouxamento está no terceiro trimestre, com uma chance de antecipação pequena, caso os indicadores colaborem.

👉🏻 Clique aqui para seguir o Canal do BDM no WhatsApp

E não foi apenas o Fed a dar um banho de água fria nos mercados. Membros do BCE também sinalizaram que o corte de juros na Europa também não será tão imediato, nem tão intenso.

Mesmo assim, os investidores voltaram a olhar o copo meio cheio nesta 6ªF, ajustando as apostas de início dos cortes de março para maio e animados pelos números promissores dos balanços do setor de tecnologia, após o resultado divulgado ontem pela fabricante taiwanesa de chips TMSC.

No ambiente doméstico, o impasse em torno da MP da reoneração e o alerta do TCU sobre a meta fiscal deste ano colaboraram para azedar os negócios, assim como o cenário de incertezas para as commodities, após novos dados da economia chinesa divulgados nesta semana. O BDM Online voltará a ser atualizado na 2ªF, a partir das 7h. Bom fim de semana! (Téo Takar)

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também