Economia
Suspeitas de fraude geram mais de 1,5 milhão de pedidos de devolução de Pix
[13/06/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
O Banco Central recebeu 1,6 milhão de pedidos de devolução de dinheiro transacionado via pix por suspeita de fraudes, de janeiro a maio de 2024.
As informações são do Banco Central e foram divulgadas pelo Valor Investe. De acordo com eeportagem do portal de notícias, a principal razão de pedidos é por golpe (73%), seguida de acesso e autorização fraudulenta (8%), transações não autorizadas (5%), transferências mediante coerção (2%) e outros motivos (13%).
Ao todo, 0,007% dos pagamentos geraram solicitação de estorno em relação ao total de transações no período. Ou seja, 7 em cada 100 mil transações.
Os pedidos representam 64% de todas as solicitações realizadas em 2023, que somaram 2,5 milhões. Eles são feitos por meio do MED – Mecanismo Especial de Devolução, sistema criado em 2021, voltado a facilitar os estornos em caso de fraudes ou falha operacional do pix.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) orienta que sempre que os usuários forem comprar pela internet e pagar com pix, o pagamento seja feito dentro do ambiente da loja virtual.
Quando o varejista fornecer o código QR Code, o usuário deve confrontar os dados apresentados em tela com os dados da loja, se houver divergência, não conclua o pagamento.