Economia

Valores a receber: Governo usará recurso para cumprir meta fiscal; veja como consultar

Atualizado 13/09/2024 às 16:31:00

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2023/12/banco_central_bc_autarquia.webp

O Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central, deve ser usado pelo Tesouro Nacional para cumprir a meta fiscal de déficit zero neste ano, estipulado pelo governo. Segundo dados referentes a julho, ainda há R$ 8,564 bilhões de valores esquecidos em bancos e instituições financeiras.

O Congresso aprovou e concluiu na quinta-feira (12) o projeto de lei que mantém a desoneração da folha para 17 setores da economia e de prefeituras com até 156 mil habitantes. Junto ao texto, os legisladores também aprovaram as medidas compensatórias. O texto vai para sanção do presidente Lula.

Após a proposta virar lei, os titulares do “dinheiro esquecido” poderão consultar e receber, em até 30 dias, os valores a resgatar. Após esse período, os recursos irão para o Tesouro Nacional.

Apesar da apropriação, o PL destaca que ainda será possível recuperar os valores com as instituições financeiras até o dia 31 de dezembro de 2027. Porém, não há detalhes de como esse processo se dará, uma vez que estará com o Tesouro.

Como consultar e resgatar valores a receber

O primeiro passo para iniciar o processo de consulta e resgate de valores a receber é acessar o site oficial do Banco Central. Clique aqui.

Depois, e preciso fazer login utilizando sua conta gov.br, que é a plataforma de acesso unificado do governo brasileiro. Caso ainda não tenha uma conta, será necessário criar uma seguindo as instruções no próprio site.

Após o login, o sistema indicará se você tem ou não valores a receber. Se houver alguma quantia disponível, o site apresentará a origem do valor, como a instituição financeira responsável, e a quantia total.

Se tiver valores a receber, será possível solicitar o resgate diretamente pelo site. Existem duas possibilidades:

  • Transferência via Pix: Se a instituição financeira disponibilizar essa opção, o valor pode ser transferido diretamente para sua conta bancária por meio do Pix O processo é rápido e seguro.
  • Outros meios de resgate: Caso a opção de Pix não esteja disponível, você será orientado a entrar em contato diretamente com a instituição financeira responsável para combinar outra forma de recebimento.

Após realizar a solicitação, o sistema permitirá que você acompanhe o status do seu pedido.

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também