Economia
Vendas no varejo dos EUA, excluindo automóveis, aumentam mais em três meses
[16/07/2024] Da Redação do Bom Dia Mercado
As vendas no varejo dos EUA, excluindo automóveis, aumentaram em junho no maior nível em três meses, sugerindo gastos resilientes no fim do 2TRI: +0,4%, após um avanço revisado para cima de 0,1% em maio. As vendas totais permaneceram inalteradas, contidas por queda de 2% nas receitas de concessionárias.
Os dados contrariam tendência que mostrou desaceleração no crescimento do consumo, à medida que os americanos sentem o impacto das altas taxas e do esfriamento do mercado de trabalho, sugerindo que o principal motor da economia ainda está se mantendo.
As concessionárias foram prejudicadas no fim de trimestre por um ataque cibernético ao fornecedor de software CDK Global, o que adiou as vendas, significando que o setor espera ver uma recuperação em julho. As chamadas vendas do grupo de controle, usadas para calcular o PIB, avançaram sólidos 0,9% em junho, igualando o maior aumento desde abril de 2023.
A medida exclui serviços de alimentação, concessionárias de automóveis, lojas de materiais de construção e postos de gasolina.