Encerramento das transmissões
Ano termina com resultados ruins para mercado brasileiro
O ano termina com resultados ruins para o mercado brasileiro. O dólar disparou 27% diante do real e a bolsa caiu 10%, ambos com seus piores desempenhos desde 2021, quando o país ainda sentia os efeitos da pandemia iniciada no ano anterior.
Boa parte dessa piora ocorreu nos últimos dois meses de 2024, período que coincidiu com a vitória de Donald Trump nos EUA, fato inegavelmente negativo para os mercados emergentes.
Porém, no caso específico do Brasil, o principal estopim para a fuga em massa de capitais foi a incerteza com o cenário fiscal. Primeiro, os investidores ficaram irritados com a demora do governo em apresentar medidas de corte de gastos. E, logo depois, não esconderam a frustração diante do que foi apresentado.
O Ano Novo começará com mais uma nuvem negra no ar: a crise das emendas parlamentares, que pode levar, no caso extremo, a uma situação de ingovernabilidade de Lula diante da pressão do Congresso por liberação de recursos.
Lá fora, a grande questão a ser respondida é se Trump cumprirá com todas as promessas de campanha, especialmente as ameaças protecionistas.
Feliz Ano Novo! (Téo Takar)