Encerramento das transmissões
'Cavalo de pau' no discurso de Trump marca retorno do republicano à Casa Branca
Donald Trump foi o assunto da semana, e não poderia ser diferente, diante da sua posse como presidente dos EUA, na segunda-feira. O que ninguém imaginava é que o republicano daria um ‘cavalo de pau’ no seu discurso em defesa de uma guerra comercial global.
Depois de prometer tarifas de 60% sobre os produtos ‘made in China’ durante a campanha eleitoral, Trump aliviou bastante o tom após retornar à Casa Branca. Anunciou uma alíquota de 10%, sinalizou que está disposto a chegar a um acordo comercial com Pequim e ainda revelou que teve uma conversa ‘amigável’ com Xi Jinping na semana passada.
Trump também mandou recados diretos para a Opep, pedindo para o cartel baixar os preços do petróleo, medida que é fundamental para encerrar a guerra na Ucrânia, na sua visão. O Fed foi outro alvo do presidente, que exigiu que os juros caiam ‘imediatamente’.
Por aqui, infelizmente, o noticiário ficou concentrado em mais uma trapalhada de comunicação do governo. Depois da novela do PIX, o tema da semana foi o preço alto dos alimentos. Subsídio à produção, intervenção nos preços e prorrogação da validade dos produtos foram alguns dos termos que circularam nas mesas de operações nos últimos dias e causaram arrepios entre os investidores.
Mais uma vez, o governo teve que vir a público apagar o incêndio e, depois de uma reunião de Lula com seus ministros, foi decidido que o imposto de importação de alimentos que estejam mais baratos no exterior será reduzido. Outras medidas relacionadas ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) ainda estão em estudo.
Bom fim de semana! (Téo Takar)