Encerramento das transmissões

Semana termina com Copom unânime, Lula irritado e Wall Street realizando lucros

Atualizado 21/06/2024 às 19:03:35

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2023/12/bolsas-financeiro-ibovespa-graficos.jpg

A semana foi de nervosismo para o mercado doméstico, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comprando briga com a Faria Lima e, principalmente, com Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. O dólar bateu nos R$ 5,46, maior cotação em quase dois anos, e os juros futuros estressaram.

Hoje, Lula renovou as críticas a Campos Neto, afirmando que o presidente do BC é um “adversário político e ideológico”. Questionado sobre a alta do dólar, Lula disse que “não preocupa”, que está chegando o momento de trocar o comando da autarquia e que logo as coisas voltarão à normalidade.

O BC, porém, não cedeu à pressão política e acalmou o mercado. O Copom tomou a decisão unânime de não mexer na Selic, citando o “cenário global incerto e o cenário doméstico marcado por resiliência na atividade, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas”.

Em Nova York, depois de uma sucessão de recordes, Wall Street finalmente cedeu à realização de lucros, com investidores embolsando ganhos nas techs, especialmente na Nvidia.

A líder da revolução da inteligência artificial chegou a se tornar a empresa mais valiosa do mundo nesta semana, com a incrível marca de US$ 3,33 trilhões.

Bom fim de semana! (Téo Takar)

Compartilhe:


Veja Também