Encerramento das transmissões
Semana termina com Fed cortando juros e Copom elevando Selic
Após seis meses de espera, a semana mais aguardada do ano pelos investidores globais finalmente chegou, com a confirmação de um corte agressivo de juros pelo Federal Reserve na última quarta-feira.
O mercado vinha especulando sobre o início do afrouxamento monetário nos Estados Unidos desde março, mas um repique na inflação americana no começo do ano acabou levando o Fed a adiar o planos até ter confiança na queda sustentável dos preços.
A desaceleração do mercado de trabalho colaborou para que o banco central americano tomasse uma decisão mais radical, com corte inicial de 50 pontos-base.
Por aqui, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central seguiu na contramão dos colegas de Washington e subiu a taxa Selic em 25 pontos-base, deixando a porta aberta para acentuar o ritmo de aperto até o final do ano.
A atividade resiliente, a inflação que insiste em ficar no teto da meta, a desancoragem das expectativas e a incerteza sobre o quadro fiscal justificaram a guinada do BC brasileiro.
E por falar em fiscal, ficou para segunda-feira a repercussão do novo relatório de receitas e despesas, que era aguardado para o fim da tarde desta sexta-feira.
Bom fim de semana! (Téo Takar)