Encerramento das transmissões
Trump cumpre promessa de campanha sobre tarifas e mostra ao mercado que não está blefando
Janeiro termina com Donald Trump mostrando que não está blefando, ao contrário do que o mercado chegou a acreditar na semana passada, ainda nos primeiros dias do seu governo.
A Casa Branca confirmou que o presidente vai cumprir a promessa de campanha e aplicar tarifas sobre México, Canadá e China a partir de amanhã. Também rejeitou qualquer tipo de isenção, rebatendo um rumor que circulou no meio da tarde.
A decisão do Fed e as declarações de Jerome Powell, que tinham tudo para dominar as atenções nesta semana, foram deixadas em segundo plano pelos investidores.
Por aqui, o Copom seguiu o roteiro escrito em dezembro e já reforçou o plano para março. Mas, surpreendeu ao deixar o cenário para maio totalmente em aberto, levando o mercado a acreditar em uma desaceleração no ritmo de aperto. Tudo dependerá do comportamento da economia até lá, que já dá sinais de esfriamento.
E também de Trump, que voltou a ameaçar os BRICS (o que inclui o Brasil) com tarifas de 100%. Lembrando que, na próxima semana, Brasília voltará ao centro das atenções, com a eleição dos presidentes da Câmara e do Senado neste sábado, seguido do encontro de Hugo Motta e Davi Alcolumbre com Lula já na segunda-feira.
Bom fim de semana! (Téo Takar)