Entrevistas

Sobe número de devoluções por "golpes do Pix", segundo BC; saiba como evitar

Atualizado 21/06/2024 às 15:36:37

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/06/pix-foto-banco-central.jpg

Entre janeiro e maio deste ano, o número de pedidos de devolução de dinheiro enviado via Pix por suspeita de fraude – ou “Golpe do Pix” – atingiu 1,6 milhão, de acordo com dados do Banco Central. Esse número tem potencial para ultrapassar os 2,5 milhões de solicitações feitas em 2023.

O “Golpe do Pix” ficou cada vez mais comum, uma vez que sua utilização também ganhou popularidade. O BDM Entrevista conversou com Wanderson Castilho, perito digital e CEO da Enetsec, para falar sobre formas de evitar cair no golpe.

“Sempre falo que qualquer transferência que você for realizar hoje pela internet, qualquer coisa, você tem que verificar pelo menos três formas diferentes sobre o canal [de transferência]”, afirma Castilho.

Segundo ele, verificar apenas pelo WhatsApp ou pelo e-mail não é a melhor solução. Castilho dá um exemplo quando um parente pede dinheiro. A recomendação, nesses casos, é ligar para a pessoa, seja por telefone ou vídeo, para confirmar que não se trata de uma tentativa de golpe.

Outras dicas que o especialista indica para verificar são:

  • Verifique se o nome do Pix e a pessoa com quem está conversando coincidem. Um nome diferente é um sinal de alerta;
  • Ficar atento a promoções exageradas. Um produto que mostra um custo muito baixo da média do mercado sinaliza uma atenção especial;
  • Pressão psicológica no ato da compra. Se a loja e/ou vendedor pressiona para comprar naquele instante para aproveitar a suposta promoção, também pode indicar uma potencial tentativa de golpe.

Caso não seja possível verificar a veracidade da transação por Pix ou ainda não tem certeza, a recomendação é não realizar o envio.

Três “Ps”

Outra importante dica é exercitar os três “Ps”:

  • Pare: Interrompa o que esteja fazendo para evitar distrações e realizar a transação de forma apressada, sem notar que está caindo em um golpe;
  • Pense: Reflita se faz sentido o que está acontecendo, seja relacionado a algum parente ou aquela promoção “única”. Sempre confirme;
  • Pesquise: Se tiver qualquer dúvida, pergunte para um profissional ou alguém que conheça a operação. Somente avance com a certeza da transferência.

Veja o vídeo completo com mais dicas e opiniões sobre o tema com Wanderson Castilho:

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também