Giro dos Mercados
Bolsas azedam mais em NY após Powell alertar sobre desafios para duplo mandato do Fed com tarifas de Trump

[16/4/2025] Da Redação do Bom Dia Mercado
As bolsas pioraram sensivelmente na última meia hora em NY (Dow Jones -1,42%; S&P500 -2,17%; Nasdaq -3,25%), com os investidores reagindo às declarações de Jerome Powell. O presidente do Fed declarou que as tarifas de Donald Trump devem gerar um aumento temporário da inflação.
Diante da escalada da guerra comerciais, o BC americano pode ter de enfrentar um cenário desafiador, em que as suas metas do duplo mandato, de garantir o controle da inflação e alcançar o máximo emprego, “entrem em conflito”.
“Se isso acontecer, iremos considerar o quão distante a economia está de cada uma dessas metas e os diferentes horizontes de tempo em que essas lacunas poderão ser fechadas.”
Powell disse ainda que as tarifas anunciadas foram bem maiores do que o esperado, o que também deve se refletir sobre a economia.
Mais cedo, o mercado já vinha no vermelho devido à decisão dos EUA de restringirem as exportações de chips para a China, com destaque para Nvidia (-8,9%).
Por aqui, o Ibovespa se segura (-0,15%, aos 129.057 pontos), o dólar recua (-0,48%, a R$ 5,8615) e os juros futuros seguem de lado (DI Jan/27 a 14,210%; Jan/29 a 14,120%), com os números favoráveis da economia chinesa compensando a preocupação com as tarifas de Trump, ao mesmo tempo em que o mercado avalia o projeto do Orçamento de 2026 com certo ceticismo, especialmente em relação à arrecadação prevista.
(Téo Takar)