Giro dos Mercados
Bolsas patinam, juros e dólar caem após Ata, Powell e balanços

[14/05/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
O Ibovespa mantém leve alta (+0,16%, aos 128.35 pontos), limitada pela queda de Petrobras ON (-2,61%) e PN (-1,51%) após o balanço. O mercado reage ao tão aguardado esclarecimento da Ata do Copom, que mostrou que a ala “dissidente” usou um argumento técnico, e não político, defendendo a manutenção do guidance dado anteriormente para justificar um corte de 0,5 pp na Selic.
O tom geral do comunicado foi duro, mostrando que o Comitê segue comprometido com a meta e sinalizando que a Selic terminal deverá ser mais alta.
Os juros futuros curtos têm leve alta (DI Jan25 a 10,335%), se ajustando à Ata, enquanto os demais vencimentos acompanham o alívio nos juros do Treasuries, assim como o dólar à vista (-0,32%, a R$ 5,1346), que segue a moeda lá fora (DXY -0,17%).
Em NY, as bolsas operam mistas (Dow -0,04%; S&P500 +0,09%; Nasdaq +0,36%), repercutindo o PPI, cuja primeira impressão foi de piora em relação ao mês anterior. Em uma segunda leitura, analistas apontaram alguns sinais positivos no dado.
O próprio presidente do Fed, Jerome Powell, avaliou o PPI como “misto”. Durante sua participação em um evento na Holanda, Powell reafirmou que o Fed precisa ter “paciência” até ter um quadro mais claro de que a inflação caminha para a meta de 2%.
(Téo Takar)