Giro dos Mercados
Dólar dispara com exterior e risco fiscal; Ibovespa e NY seguem de lado
[26/06/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
O dólar segue em alta firme frente ao real na tarde desta quarta-feira, avançando 1,09%, a R$ 5,5139, por volta das 15h.
A moeda acompanha o movimento de valorização da moeda americana em relação aos pares no exterior, com o índice DXY subindo 0,36%, aos 105,991 pontos, especialmente o iene, refletindo também a maior aversão do mercado doméstico com o risco fiscal após declarações dadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela manhã.
Ele indicou que não pretende desvincular a política de valorização do salário mínimo dos benefícios previdenciários e sinalizou que o governo deve priorizar a arrecadação, em vez de corte de gastos.
A disparada do câmbio e também a alta nos juros dos Treasuries contaminam os juros futuros. O Ibovespa opera de lado, em leve alta de 0,08%, 122.432 pontos, com exportadoras pegando carona na alta do dólar, enquanto varejistas sentem a pressão dos juros.
Em Wall Street, o Nasdaq ganha 0,31% e leva alguma vantagem, enquanto Dow Jones sobe 0,11% e S&P500 opera estável, com investidores cautelosos antes da divulgação do PCE, o dado preferido de inflação do Federal Reserve, na sexta-feira.
As ações da Amazon disparam 4% após o Bank of America elevar o preço-alvo dos papéis, enquanto os papéis da Nvidia cedem 1,66% e ensaiam nova correção.
(Téo Takar)