Giro dos Mercados
Dólar dispara de novo e curva de juros avança; Bolsas patinam em NY
[28/06/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
O dólar continua roubando a cena nesta sexta-feira, na última sessão do mês e do semestre, com a moeda à vista testando a casa dos R$ 5,58 em meio a novos ataques de Lula ao mercado e sinalizações do presidente de pouca, ou nenhuma disposição, em cortar gastos.
Os juros futuros sentem a pressão do câmbio e sobem em toda a curva, já precificando uma Selic em 11,26% em dezembro, muito acima dos atuais 10,50%, segundo cálculos da EPS Investimentos.
O diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, admitiu há pouco que o câmbio é “um tema que tem chamado atenção do BC” porque o “câmbio elevado também sugere desinflação mais lenta ou custosa”.
“O câmbio tem estado bastante descolado dos seus pares, desvalorizando rápido. Temos debatido e observado câmbio e seus impactos para economia”, afirmou. A fala ajudou a engordar um pouco mais os prêmios nos vencimentos curtos.
Já o Ibovespa mostra queda modesta, tentando manter o patamar dos 124 mil pontos, em queda de 0,28%, a 123.964 pontos.
Em Wall Street, as bolsas seguem com viés negativo, com Dow Jones cedendo 0,26%, S&P500 caindo 0,13% e Nasdaq perdendo 0,18%. O dólar tem leve queda frente aos pares, e os juros dos Treasuries longos avançam, enquanto os curtos seguem de lado, após o tão aguardado número do PCE vir em linha com as expectativas.
(Téo Takar)