Giro dos Mercados
Ibovespa acompanha exterior avesso ao risco por juros e turbulência política
O Ibovespa cai aos 119.420,38 pontos (-0,12%), acompanhando o sinal negativo do exterior (Dow -0,57%; S&P -0,31% e Nasdaq -0,01%), em meio ao estresse político na França e as incertezas sobre a queda de juros nos EUA. Dólar e juros cedem em cenário de alta das commodities, recuo dos juros dos Treasuries e, no âmbito doméstico, reagem às sinalizações do governo sobre o corte de gastos. Prévia do PIB, o IBC-Br publicado mais cedo ficou estável ante março.
Já nos EUA, a confiança do consumidor cedeu, mas as expectativas de inflação no curto prazo se mantiveram, segundo pesquisa da Universidade do MIchigan. Enquanto o dólar cai a R$ 5,3580 (-0,20%), o DXY avança 0,48%, a 105,698 pontos, com o BoJ mantendo taxa de depósitos inalterada e o euro (-0,51%) refletindo a preocupação com uma crise política na França, o que provoca queda das ações e estimula fuga para ativos de refúgio.
A ansiedade aumentou depois que uma coligação da esquerda francesa se manifestou para desmantelar a maior parte dos seus sete anos de reformas econômicas e colocar o país em rota de colisão com a UE sobre a política fiscal. O índice CAC 40 da França ampliou as perdas para mais de 6% na semana. (Ana Katia)