Giro dos Mercados
Ibovespa avança com alívio nos juros e no câmbio; Wall Street patina
[05/09/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
O Ibovespa avança 0,15% por volta fas 15h, aos 136.312 pontos, e opera com viés de alta na tarde desta quinta-feira, apoiado principalmente pelos bancos e pelas ações mais sensíveis à queda dos juros.
As ações da Vale sobem 0,56% e ignoram nova queda do preço do minério, enquanto os papéis da Petrobras acompanham a virada no preço do petróleo, que passou a cair nos últimos minutos, com o Brent para novembro em queda de 0,15%, a US$ 72,59/barril.
O dólar à vista passa por correção mais acentuada diante do real e cede 1,01%, a R$ 5,5830, zerando os ganhos acumulados neste mês.
Lá fora, o movimento da moeda americana frente ao pares também é de baixa, assim como dos juros dos Treasuries. Os números de emprego medidos pela ADP vieram abaixo das previsões, o que aumenta as chances de um afrouxamento monetário mais agressivo pelo Fed.
Nas bolsas, porém, ainda prevalece a cautela, sem definição de uma tendência dos índices, com investidores à espera de uma confirmação no payroll de amanhã. Dow Jones cai 0,40%, S&P500 perde 0,13% e Nasdaq avança 0,44%.
O alívio no câmbio e nos Treasuries ajuda a empurrar os juros futuros para baixo. O mercado local recebeu bem as declarações do diretor Diogo Guillen, no começo da tarde.
Ele comentou a melhora do cenário externo desde o último Copom, mas evitou falar sobre qual poderia ser a decisão do próximo Copom, reiterando que o BC não está dando guidance e que segue tomando decisões baseado nos dados.
(Téo Takar)