Giro dos Mercados
Ibovespa cai, e NY tem dia misto com agenda e Fed no radar
As bolsas em NY terminaram entre perdas e ganhos nesta 2ªF, com investidores no aguardo da ata do Fed, enquanto Nasdaq (+0,65%, aos 16.794,87 pontos) renovou recorde de fechamento com expectativa do balanço da Nvidia.
Dow Jones caiu 0,49%, aos 39.807,69 pontos e S&P 500 ganhou 0,09%, aos 5.308,19 pontos.
Além da agenda no radar, o mercado também sentiu mais falas hawkish de membros do BC americano. O vice-presidente do BC americano, Philip Jefferson, repetiu que não é apropriado reduzir os juros até que haja maior confiança na queda da inflação.
Raphael Bostic (Fed Atlanta) prevê que a inflação irá à meta de 2% em ritmo bem mais lento do que muitos esperavam e não descarta choques inesperados. E Loretta Mester (Cleveland) descartou a possibilidade de três cortes de juros neste ano e ainda cogitou um novo aumento nas taxas se a inflação reverter o progresso feito até agora.
Por aqui, o Ibovespa subiu parte da sessão, mas encerrou com baixa de 0,31%, aos 127.750,92 pontos, com volume de R$ 20,2 bilhões.
O diretor Gabriel Galípolo afirmou que o BC irá agir caso a desancoragem da expectativa de inflação prossiga. Mais cedo, o boletim Focus mostrou uma piora na projeção do IPCA, da Selic e do PIB.
O dólar fechou em leve alta de 0,05%, a R$ 5,1047, enquanto juros futuros seguiram os Treasuries e subiram.
(Eduardo Saraiva)