Giro dos Mercados
Ibovespa cede com riscos fiscais e exterior
[17/06/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
O Ibovespa cede com exterior negativo e as incertezas fiscais domésticas. Há pouco, caía 0,69% (118.842,42), com a baixa dos papeis ligados a commodities e a queda era limitada pelos bancos, que têm grande peso na carteira.
Às vésperas da decisão do Copom (4ªF), o Focus projetou nova piora nas expectativas de inflação e juros, além de PIB e câmbio, e o investidor aguarda menos ruído na reunião do BC e medidas do governo para reduzir os gastos.
Em NY, o varejo (3ªF) é a leitura com potencial para moldar a narrativa macro. Em semana com um feriado no meio (19/6), também são esperados comentários de autoridades do Fed que podem calibrar as apostas sobre a política monetária.
Dow cai -0,09%,o S&P sobe +0,04% e Nasdaq +0,02%. Os rendimentos dos Treasuries avançam e o dólar é misto, mas em patamar elevado ante pares, aos 105,529 pontos (-0,02%). Aqui, diante do cenário mais defensivo, a moeda avança ante o real a R$ 5,4168 (+0,64%) e puxa os juros futuros.
Outro ponto de atenção nos mercados é a Europa. Marine Le Pen disse que trabalharia com o presidente francês Emmanuel Macron caso vença as eleições nacionais, enquanto membros do BCE, como a presidente Christine Lagarde e seu colega Philip Lane disseram que não estão preocupados com a turbulência francesa, mas que seguem atentos. (Ana Katia)