Giro dos Mercados
Ibovespa falha em acompanhar NY enquanto dólar e juros sobem por cautela antes do Copom

[08/05/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
O Ibovespa luta pelos 129 mil pontos, chegando a reduzir perdas com NY, Petrobras e a BRF disparando 14%, pós balanço e anúncio de recompra de ações. Há pouco o índice cedia a 128.977,65 pontos (-0,18%), em meio à queda de Vale.
Em Wall Street, depois de quatro dias de alta, as bolsas oscilam: Dow +0,18%; S&P +0,01% e Nasdaq -0,07%. Apoio vem da alta de ações como Meta e Netflix e dos rendimentos dos Treasuries, que perdem força. A sessão é cautelosa por expectativa sobre as taxas de juros.
Aqui, o Copom deve cortar a Selic, mas não se tem certeza de quanto será o corte e a votação. A maioria aposta em -25pb por fiscal e exterior, com o extra de aumento das despesas no RS.
Nos EUA, após Neil Kashkari começar a azedar os mercados ontem, o investidor aguarda novas falas de membros do Fed sobre o assunto.
Os retornos do Tesouro a 2 anos são estáveis com viés negativo, a 4,82%, e os de 10 anos avançam 2pb, para 4,48% antes de um leilão de títulos de US$ 42 bilhões.
Os juros futuros domésticos sobem, acompanhando, além dos yields dos Treasuries, também o dólar, a R$ 5,0827 (+0,30%), em dia de avanço generalizado da moeda (DXY +0,09%).
A temporada de balanços segue e o efeito do aperto prolongado sobre os lucros serão acompanhados de perto cada vez mais daqui em diante. (Ana Katia)