Giro dos Mercados
Ibovespa realiza lucro e NY não segue direção única
[16/07/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
As commodities pesam sobre o Ibovespa, que tenta realizar lucro (em -0,06%, a 129.245,27 pontos) após longa sequência de ganhos em dia de agenda doméstica mais fraca.
Otimista de que a economia americana resistiu ao aperto do Fed, NY recebeu bem o varejo forte, que balançou dólar e Treasuries, mas não mudou a expectativa de início da flexibilização monetária em setembro. Há pouco Dow subia +1,38%; o S&P +0,36% e Nasdaq caía -0,04%.
A aposta de que o Fed começa a cortar em setembro (no CME, 93%) se fortaleceu desde as falas de Jerome Powell na véspera.
O investidor avalia os últimos desdobramentos da campanha presidencial e os lucros dos bancões. Aqui, aguarda o diretor do BC Gabriel Galípolo à tarde.
O varejo americano foi a leitura mais importante desta manhã. Excluindo o impacto de um ataque cibernético em concessionárias, as vendas aumentaram em junho (+0,4%) no maior nível em três meses, um sinal de que os consumidores recuperaram o equilíbrio no fim do 2TRI.
As vendas totais permaneceram inalteradas (0,00%), contidas pela queda de 2% nas receitas das concessionárias.
Os rendimentos dos Treasuries reduziram a baixa após o relatório, com o da Note de 2 exibindo viés de alta, a 4,46%, e aqui as taxas cedem em toda a curva, acompanhando o dólar ante o real, a R$ 5,4183 (-0,48%).
A moeda americana, por sua vez, ampliou sua valorização ante pares e a maioria emergentes. O DXY sobe 0,27% ( 104,466). (Ana Katia)