Giro dos Mercados
Ibovespa sobe após ata do Copom

[14/05/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
O Ibovespa sobe bem acima de NY, na máxima de 128.964,68 pontos (+0,63%), apesar da queda de suas ações de maior peso, com ata do Copom tranquilizando os investidores.
Wall Street mostra bolsas oscilando, mas segurando os ganhos (Dow +0,12%; S&P +0,14% e Nasdaq +0,33%), enquanto os rendimentos do Tesouro e o dólar cedem (DXY -0,24%, 104,968).
Em linha com o exterior, o dólar cai ante o real, a R$ 5,1336 (-0,34%), e os juros acompanham, perdendo mais de 10 pontos a partir do DI Jan/27, enquanto a ponta mais curta é estável.
Houve um leve estresse na altura da divulgação do do PPI americano, que subiu em abril mais do que o projetado, mas várias categorias usadas para calcular o PCE arrefeceram, transferindo a atenção para fala de Jerome Powell na Holanda, um dia antes do CPI.
Dados de inflação piores do que o esperado empurraram as expectativas de cortes nas taxas do Fed para o segundo semestre de 2024.
O CPI provavelmente vem mais moderado em abril, o que seria a primeira vez em seis meses. Powell disse confiar na queda da inflação, mesmo que a de serviços siga alta por um tempo.
Ele descreveu a política atual como restritiva e admitiu que o 1TRI estagnado surpreendeu. “O que isso nos disse é que precisaremos de ser pacientes e deixar que a política restritiva faça o seu trabalho”, afirmou.
Powell acrescentou que é mais provável que o Fed mantenha a taxa diretora onde está. Sobre o PPI, avaliou como “misto”. (Ana Katia)