Giro dos Mercados
Ibovespa sobe com melhora no risco fiscal; Wall Street segue no vermelho
[04/09/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
O Ibovespa engata alta firme e avança 1,36%, aos 126.174 pontos, enquanto os juros futuros derretem nesta quarta-feira, apoiados na melhora da percepção do risco fiscal doméstico após declarações dadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pela manhã.
Ele reforçou a disposição do governo de cumprir a meta fiscal e informou que o presidente Lula deu aval à equipe econômica para discutir o programa Gás para Todos e evitar que essa despesa seja excepcionalizada. Haddad e o ministro Rui Costa estão reunidos neste momento para tratar desse tema.
O dólar à vista sofre leve queda de 0,08%, a R$ 5,6358, ajudado também pelo cenário externo, onde a moeda americana cai com força – índice DXY em baixa de 0,41%, aos 101,418 pontos – após o relatório Jolts mostrar desaceleração importante do mercado de trabalho nos Estados Unidos.
O dado reforça a aposta do mercado em um corte inicial de 50 pontos-base nos juros pelo Federal Reserve neste mês.
Os juros dos Treasuries também recuam, enquanto as bolsas em Wall Street acentuaram as perdas nos últimos minutos, com investidores cautelosos, à espera do payroll na sexta-feira, que pode chancelar um afrouxamento monetário mais intenso pelo Fed, se também mostrar queda expressiva na geração de empregos.
Por volta das 15h, Dow Jones cede 0,23%, S&P500 cai 0,22% e Nasdaq perde 0,07%.
(Téo Takar)