Giro dos Mercados

Juros futuros derretem após IPCA; Ibovespa patina

Atualizado 10/07/2024 às 15:14:34

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2023/11/mercado-ibovespa-acoes-1.jpg

[10/07/24] Da Redação do Bom Dia Mercado

Os juros futuros (DI) operam em queda livre nesta quarta-feira, com os vencimentos intermediários devolvendo até 18 pontos-base, após a surpresa positiva do IPCA, que subiu 0,21% em junho, abaixo inclusive do piso das estimativas do mercado.

O alívio importante na inflação, o recuo do câmbio e a melhora na percepção de risco fiscal praticamente enterraram as apostas de que o Comitê de Política Monetária (Copom) ainda pudesse subir a taxa Selic neste ano.

O dólar à vista opera perto da estabilidade, em leve alta de 0,04%, a R$ 5,4163, mas a moeda chegou a mostrar algum estresse em meio às notícias sobre as negociações para aprovar a primeira parte da regulamentação da reforma tributária ainda hoje.

O grupo de trabalho responsável pelo texto criou uma espécie de trava para que a alíquota-base do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) não ultrapasse 26,5% e descartou incluir a carne entre os itens isentos de imposto na cesta básica.

O Ibovespa também não define tendência, em leve alta de 0,01%, aos 127.126 pontos, quadro bem diferente de Wall Street, onde as bolsas ampliaram os ganhos na última hora, com as techs mais uma vez em destaque. Por volta das 15h10, Dow Jones avança 0,55%, S&P500 sobe 0,72% e Nasdaq ganha 1,01%.

Por lá, depois de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, repetir hoje no Congresso americano praticamente o mesmo discurso feito na véspera, o foco agora recai sobre o Índice de Preços ao Consumidor (CPI), que sai amanhã, e pode chancelar o início do corte de juros em setembro.

O otimismo nessa aposta justifica a queda dos juros dos Treasuries e do dólar frente aos pares.

(Téo Takar)

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também