Giro dos Mercados
Petróleo dispara novamente e ajuda Ibovespa; Wall Street recua com Oriente Médio

[07/10/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
A disparada do petróleo é, novamente, o principal destaque nos mercados globais nesta segunda-feira, em meio a novos desdobramentos da crise no Oriente Médio. No início da tarde, a notícia que um míssil foi disparado a partir do Iêmen contra Israel acelerou a alta da commodity.
Investidores em Wall Street mostram cautela, tanto pelo cenário geopolítico conturbado, quanto pela expectativa sobre a inflação (CPI) americana, na quinta-feira. Depois de o payroll forte de sexta-feira enterrar a possibilidade de um novo corte de 50 pontos-base pelo Federal Reserve em novembro, um eventual repique da inflação pode colocar a redução de 25 pb em xeque também.
Por volta das 15h, o índice Dow Jones caía 0,74%, o S&P500 perdia 0,54% e o Nasdaq recuava 0,53%. Os juros dos Treasuries apontavam para cima e o dólar tinha leve baixa sobre os pares (DXY -0,12%).
Por aqui, o Ibovespa avança 0,24%, aos 132.208 pontos, ignora o mau humor externo e avança com apoio de Petrobras e de Vale, que pega carona na alta do minério de ferro em meio a rumores de que a China pode anunciar mais estímulos nesta semana, na volta do feriado prolongado.
Apesar da alta, o giro da bolsa doméstica está baixo, projetando menos de R$ 15 bilhões no fechamento. O dólar à vista sobe 0,49%, a R$ 5,4816, enquanto os juros futuros recuam, enquanto o mercado aguarda pelo IPCA, quarta-feira.
(Téo Takar)