Giro dos Mercados
Real sofre por tabela com intervenção do BoJ no iene e ruído político
[17/07/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
O dólar sobe forte perante o real e avança 0,87% nesta quarta-feira, a R$ 5,4764, na contramão da tendência da moeda americana frente aos principais pares no exterior, pressionando também os juros futuros no Brasil.
Segundo operadores, a movimentação no câmbio tem fatores técnicos relacionados ao “carry trade” (quando o investidor tenta obter lucro com base na diferença das taxas de juros entre dois países) devido a uma provável nova intervenção do Banco do Japão (BoJ) para conter a desvalorização do iene. Por volta das 15h, o dólar caía 1,23%, para 156,39 ienes.
Há ainda fatores locais, como a questão fiscal, diante dos impasses nas negociações sobre a dívida dos Estados e a compensação da desoneração da folha, além da expectativa pelo contingenciamento no Orçamento que o governo deve anunciar na próxima segunda-feira, dia 22.
A entrevista dada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva também ainda causa ruído no mercado. A queda de mais de 2% do minério de ferro completa o cenário desfavorável para o real no dia.
O Ibovespa sobe 0,33%, aos 129.533 pontos, com bancos e Petrobras em alta, enquanto Vale sente o tombo do minério.
Em Wal Street, enquanto o Dow Jones avança 0,48%, Nasdaq (-2,73%) e o S&P500 (-1,36%) sofrem correção importante, pressionados pelas ações de tecnologia, especialmente as empresas de chips e correlatas, como Nvidia (-5,86%), AMD (-8,22%) e TSMC (-6,88%), por conta dos sinais dados por Joe Biden e Donald Trump de que pretendem aumentar a pressão contra a China e Taiwan, afetando o segmento.
(Téo Takar)