Giro dos Mercados
Sem Nova York, Ibovespa tem queda com risco fiscal no radar
[02/09/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
Sem a referência de Nova York, fechada devido ao feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, a bolsa brasileira começa setembro no vermelho, com o Ibovespa em baixa de 0,62%, aos 135.141 pontos, e liquidez bastante reduzida, projetando giro de apenas R$ 13 bilhões no fim do pregão.
Os investidores aproveitam para embolsar parte dos ganhos de mais de 6% acumulados pelo índice em agosto, enquanto avaliam o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025, detalhado nesta segunda-feira.
Apesar da afirmação do governo de que a meta fiscal será cumprida, o mercado continua cético. Economistas afirma que o projeto sugere que o governo ficará mais dependente de receitas extraordinárias, fonte incerta e difícil de ser mensurada. Também não há confiança na capacidade do governo de reduzir despesas.
O dólar à vista opera em baixa de 0,45%, a R$ 5,6099, enquanto os juros futuros chegaram a apontar para cima pela manhã, mas agora mostram algum alívio, em sessão de poucos negócios.
O mercado não mostrou apreensão com a mudança da bandeira tarifária de energia para vermelha nível 2, que deve acrescentar até 0,5 ponto percentual ao IPCA de setembro. Agentes seguem otimistas de que a medida é temporária e que a chegada da estação de chuvas em outubro reverterá o quadro.
(Téo Takar)