Giro dos Mercados
Sem NY, Ibovespa cede, enquanto dólar e juros avançam
[19/06/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
Sem a referência de NY, por feriado, com minério em queda e petróleo instável, o Ibovespa recua aos 119 mil pontos (119.127,53), em queda de 0,42%.
O investidor aguarda cautelosamente a decisão do Copom, pós fechamento, com foco menos na Selic e mais no placar.
O BC deve interromper o ciclo de quase um ano de cortes nos juros, em meio a uma crise de credibilidade e expectativa de alta da inflação.
Ao investidor, interessa saber o horizonte revelado pela votação, já que o comando do BC vai ser trocado e o cotado para substituir Campos Neto, o diretor Gabriel Galípolo, foi um dos votos a favor de um corte maior em maio, o que provocou receios de tolerância em relação à inflação assim que Lula obtiver o controle.
O presidente pôs mais lenha na fogueira ontem ao criticar os juros altos e o próprio RCN, em um contexto de preocupações com as perspectivas fiscais do País, com Haddad em dificuldades para reforçar as contas públicas, e Lula dizendo que está disposto a rever os gastos, desde que necessários.
O dólar avança a R$ 5,4631 (+0,53%), com o real registrando a maior desvalorização ante seus pares, sem fluxo externo para ajudar. Os juros sobem em toda a curva. No exterior, a moeda americana segue estável, com o DXY exibindo viés de queda (-0,06%) por conta da subida de 0,15% da libra, após inflação bater a meta de 2% no Reino Unido, às vésperas da decisão de juros do BoE. (Ana Katia)412:10