Internacional

Ata do Fed: Dirigentes ficaram divididos sobre magnitude do corte de juros

Atualizado 09/10/2024 às 15:30:52

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/01/federal-reserve-eua-.jpg

A ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve, divulgada nesta quara-feira, mostrou que os dirigentes do maior banco central do mundo estavam divididos sobre qual seria a magnitude do corte de juros. Segundo o documento, vários membros do comitê observaram que uma redução de 0,25 ponto percentual poderia ser apropriado.

“Vários participantes observaram que uma redução de 25 pontos-base estaria em linha com um caminho gradual de normalização da política monetária, o que daria tempo aos decisores políticos para avaliar o grau de restritividade das políticas à medida que a economia evoluía”, mostrou a ata.

No dia 18 de setembro, o Fed promoveu o início do ciclo de flexibilização monetária e cortou os juros em 50 pb, para o intervalo entre 4,75% e 5,00%. A magnitude da redução foi considerada um exagero por parte do mercado, especialmente após a divulgação de dados recentes do emprego, que mostrou resiliência da atividade econômica.

Além disso, a opção por diminuir as taxas em 25 pb poderia indicar um sinal mais previsível sobre o caminho da política monetária do BC americano. Embora alguns dirigentes tenham sinalizado para uma redução mais gradual, apenas Michelle Bowman, de fato, votou pelo corte de 25 pontos-base.

A votação para derrubar as taxas em 50 pb veio em decorrência de indicadores positivos na economia dos Estados Unidos, como inflação controlada e atividade econômica resiliente. Os membros do Fed notaram que os ganhos com emprego, no dia da decisão, tinham desacelerado e que a taxa de desemprego cresceu.

Mesmo assim, quase todos os dirigentes consideraram que o balanço de riscos do duplo mandato – como inflação na meta de 2% e emprego sólido – estava equilibrado. Dessa forma, uma redução de 50 pb mostrou-se apropriada.

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também