Internacional
Fed/Bostic: Dois cortes de 25 pb nos juros seriam apropriados apenas no fim do ano; política deve seguir restritiva
O presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, disse hoje que a inflação caiu mais do que ele esperava e que o banco central pode deixar a política restritiva continuar fazendo seu trabalho para reduzir a inflação. Bostic participa de evento no Rotary Club de Atlanta.
“Por agora, a política deve seguir restritiva. Os riscos estão equilibrados, com o mercado de trabalho esfriando, mas a inflação ainda segue acima da meta. Vejo dois cortes de 25 pontos-base apenas no fim do ano”, disse.
Segundo ele, a política continuará sendo restritiva no fim do ano, mas o progresso da inflação irá justificar juros menores.
Bostic, que é membro votante do Fomc neste ano, afirmou que a queda da inflação está fazendo com que as famílias estejam conseguindo que seu poder aquisitivo recupere as altas de preços anteriores.
“A dor dos preços altos está passando e um melhor sentimento deve vir”, disse, ressaltando que ainda não se sente confortável para declarar vitória sobre a inflação. Segundo ele, o cenário agora não indica uma volta da inflação, mas o Fed ainda precisa estar atento.
“A inflação de bens já voltou para níveis pré-pandemia, enquanto a inflação de serviços está caindo gradualmente e não se espera queda acentuada”, disse. Segundo ele, neste momento, medidas de curto prazo de inflação, como três e seis meses, são mais importantes.
“E elas estão apontando para uma direção positiva”. Bostic disse também que o desemprego aumentou muito menos do que normalmente aconteceria considerando o movimento de queda na inflação. Segundo ele, o emprego segue aquecido, mas o crescimento está concentrado em uma pequena parte da economia.