Internacional
Fed mantém juros entre 5,25% e 5,50% pela 4ª reunião

[31/01/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
O Federal Reserve (Fed) anunciou nesta 4ªF que o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) optou por manter da taxa de juros entre 5,25% e 5,50%. É a quarta reunião consecutiva que o BC americano decide pela manutenção.
O comunicado do Fed veio semelhante ao anterior, mas destacou que ainda não está preparado para cortar os juros: “O Comitê Fed não espera que seja apropriado reduzir juros até que haja confiança de que a inflação está evoluindo de forma sustentável para meta de 2%”.
O BC americano manteve o tom mais hawkish de que poderá realizar novos ajustes na política monetária se novos riscos impedirem o avanço das metas de 2% de inflação. A nota não cita se pretende iniciar o ciclo de corte de juros.
“Indicadores recentes sugerem que a atividade econômica tem crescido a um ritmo sólido”, disse o BC americano. “O avanço de emprego tem moderado desde o início do ano passado, mas permanecem fortes, e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação caiu ao longo do ano passado, mas permanece elevada.”
Segundo o comunicado, o cenário econômico permanece incerto e o Fomc permanecerá atento aos riscos inflacionários. Porém, o Comitê afirmou que os riscos para se alcançar os objetivos de emprego e inflação estão avançando para um equilíbrio melhor.
Para o encontro, grande parte do mercado já esperava por essa decisão. Segundo dados do CME Group, apostas de 95% dos investidores acreditavam na manutenção, enquanto somente 5% esperavam o início do ciclo de corte.