Internacional
Fed mantém juros entre 5,25% e 5,50% pela 5ª reunião seguida

[20/03/2024] Da Redação do Bom Dia Mercado
O Federal Reserve (Fed) manteve a taxa básica de juros dos Estados Unidos no intervalo entre 5,25% e 5,50%, conforme reportou o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) nesta quarta-feira (20). A decisão não apresenta surpresas, uma vez que o mercado já esperada a manutenção para esta reunião.
Segundo o comunicado, os membros do Fed não espera reduzir os juros até que ganhe confiança o suficiente para fazê-lo. “O Comitê não espera que seja apropriado reduzir a taxa de juros até que tenha ganhado maior confiança de que a inflação está evoluindo de forma sustentável para 2%.”
O BC americano seguiu com o discurso que continuará dependente de dados para tomar as próximas decisões de política monetária e que poderá ajustar juros caso necessário.
“Ao avaliar a orientação adequada da política monetária, o Comitê continuará monitorando as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas” mostrou o documento do Fed. “O Comitê estaria preparado para ajustar a orientação da política monetária conforme apropriado caso surjam riscos que possam impedir a consecução dos objetivos do Comitê.”
Gráfico de pontos
Informação esperada com grande expectativa pelos investidores, o gráfico de pontos do Fed mostrou que nove integrantes do BC americano acreditam que os juros terminarão entre 4,50% e 4,75%, assim indicando três cortes de 25 pontos-base até o final deste ano.
Outros cinco membros indicaram apenas duas reduções, levando a taxa para o intervalo entre 4,75% e 5,00%. Dois integrantes veem juros entre 5,00% e 5,25% e outros dois que continuarão como estão.
Um membro acredita que as taxas terminarão o ano entre 4,25% e 4,50%. Com isso, a mediana das projeções ficou em 4,6% ao final de 2024.

Outro ponto de destaque é para 2025. A maioria dos dirigentes vê juros entre 3% e 4% ao fim do próximo ano. No longo prazo, a partir de 2027, os membros do Fed acreditam que as taxas estarão entre 2% e 3%.
Fed eleva taxa neutra
O Fed aumentou ligeiramente sua estimativa da taxa de juro “neutra” para 2,6%, de uma estimativa anterior de 2,5%. A taxa neutra é o nível da taxa de juros considerado de equilíbrio para economia dos EUA.
Para economistas, o aumento da taxa neutra no longo prazo implica menos cortes nas taxas de juros, portanto, o movimento do BC americano foi considerado forte nesta reunião.
A decisão reflete, em parte, o fato de a economia estar em expansão, apesar do Fed ter aumentado a sua taxa de referência para o nível máximo dos últimos 23 anos, no intervalo de 5,25% e 5,5%.
Chances de corte para junho aumentaram
Após a divulgação do comunicado, o mercado animou e aumentou as probabilidade de que o Fed iniciará o ciclo de flexibilização monetária em junho. Por volta das 15h19, as chances para reduções em junho foram de 64,5% para 69,7%.
A ferramenta também mostra que o mercado continua à espera de 100 pontos-base de reduções, mesmo após a divulgação do gráfico de pontos agora há pouco.
A decisão levou a uma alta nos índices acionários. Assim, em NY, por volta das 15h30, o índice Dow Jones subia 0,26; S&P 500 ganhava 0,20%; e Nasdaq avançava 0,34%. O Ibovespa subia 0,60%, aos 128.295 pontos.