Internacional

Gráfico de pontos não é plano nem decisão antecipada, diz Powell

Atualizado 12/06/2024 às 16:14:56

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/03/jeromepowell.jpeg

Após do Banco Central americano ter mantido as taxas de juros inalteradas, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira (12) que o progresso na inflação tem sido “modesto”. A autoridade monetária também reiterou que é necessário maior confiança antes de decidir cortar juros.

Sobre as projeções do gráfico de pontos, Powell destacou que tratam-se apenas de projeções de cenários que os dirigentes do BC americano veem como mais provável. Não são um plano nem decisão antecipada, enfatizou.

Um potencial aumento de juros não está eliminada, disse Powell. Porém, ele lembrou que esse não é o cenário-base de nenhum dos dirigentes do Fed.

Para iniciar o processo de flexibilização monetária, o presidente do Fed disse que não serão apenas os dados de inflação que promoverão as reduções, mas uma serie de outros indicadores, incluindo números do mercado de trabalho.

Powell também fez um curto comentário sobre o CPI mais cedo, que mostrou estabilidade, depois de ter subido 0,3% em abril, e afirmou que foi uma notícia “bem-vinda”.

Ainda sobre o CPI, o presidente do Fed disse que “ainda precisamos ver mais dados positivos antes de cortar os juros” e que as decisões continuarão a ser tomadas reunião a reunião – o que não confirma nem esvazia as chances de um corte em setembro.

Sobre o mercado de trabalho, a autoridade monetária destacou que a taxa de desemprego subiu um pouco, mas continua baixa, em 4%. Ainda assim, lembrou que a situação é de um mercado “apertado”, mas não “superaquecido”.

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também