Internacional

Powell diz que Fed não está com pressa e que cortes de 50 pb não devem ser novo ritmo

Atualizado 18/09/2024 às 16:32:59

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/03/jeromepowell.jpeg

[18/09/24] Da Redação do Bom Dia Mercado

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira (18) que a autoridade monetária não está com pressa para cortar juros. Em coletiva de imprensa, após o Fed ter reduzido os juros em 50 pontos-base, Powell sinalizou que novas quedas de juros mais agressivas não devem ser normais.

“Não há nada no SEP [Resumo das Projeções Econômicas] que sugira que o comitê esteja com pressa para fazer isso. Este processo evolui com o tempo”, afirmou Powell, que enfatizou que ninguém deve olhar para hoje e pensar que o corte mais agressivo de 50 pb será o novo ritmo.

“Nós esperamos. E penso que essa paciência realmente rendeu dividendos na forma da nossa confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável abaixo dos 2%, por isso penso que é isso que nos permite tomar esta medida forte hoje”, disse o presidente do Fed. “Não acho que alguém deva olhar para isso e dizer: ‘Oh, este é o novo ritmo’”.

Powell afirmou também que as próximas decisões serão feitas reunião a reunião e continuarão dependente de dados. “Não estamos com nenhum curso predefinido. Continuaremos a tomar nossas decisões reunião a reunião”, disse.

A autoridade monetária também destacou que não acredita que esteja atrás da curva. Além disso, Powell disse que o gráfico de pontos não são um plano para a politica monetária.

Nos primeiros minutos da coletiva, o presidente do BC americano afirmou que o corte de juros nesta quarta foi uma “recalibração”. “Esta recalibração do nosso patamar [de juros] ajudará a manter a força da economia e do mercado de trabalho, e continuará permitindo novos progressos na inflação à medida que iniciamos o processo de transição para uma postura mais neutra.”

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também