Internacional

Powell: Não estamos confiantes de que atingimos nível restritivo o suficiente para atingir meta de inflação

Atualizado 09/11/2023 às 17:04:06

[09/11/23] Da Redação do Bom Dia Mercado

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou nesta 5ªF que a política monetária está em território restritivo e põe pressão de baixa na inflação, mas deixou a porta aberta para um potencial novo aumento dos juros.

“O Fomc está empenhado em alcançar uma política monetária que seja suficientemente restritiva para levar a inflação para a meta de 2% ao longo do tempo. Não estamos confiantes de que tenhamos alcançado tal posição”, disse Powell durante a 24ª Conferência Anual Jacques Polak.

“Eu e meus colegas estamos satisfeitos com progresso da inflação. Mas acreditamos que o processo de redução sustentável para meta de 2% ainda tem um longo caminho a percorrer.”

Apesar disso, Powell também comentou que ele, junto com os outros membros do Fed, estão satisfeitos com o progresso da inflação.

Na semana passada, o banco central norte-americano decidiu manter a taxa de juros no intervalo entre 5,25% e 5,50% pela segunda reunião seguida, porém ainda deixou aberta a possibilidade de um novo aperto monetário.

O comentário do presidente do Fed levou a uma reação negativa nas bolsas em Nova York, com os principais índices ampliando as quedas. Dow Jones registra queda de 0,70%, S&P 500 cai 0,77% e Nasdaq tem baixa de 0,84%.

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também