Ásia
Bolsas asiáticas sobem com apetite por risco após Fed, mas lucro industrial pesa em Xangai
As principais bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em alta, com apetite por risco depois que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, reforçou nos mercados o sentimento de que o ciclo de aperto de juros nos EUA chegou ao fim e minimizou a possibilidade de recessão.
A exceção foram as bolsas da China continental, que devolveram os ganhos da abertura com a divulgação de que o lucro das indústrias no país recuou 16,8% no primeiro semestre — o recuo foi menor que os 18,8% nos cinco primeiros meses do ano, mas aumentou nas estatais, de -17,7% para -21,15%. Em junho, o recuo foi de 8,3%. O minério de ferro caiu 1,91% em Dalian.
A bolsa de Hong Kong liderou as altas, com avanço das ações de tecnologia, e o Kospi subiu com a melhora do guidance da Samsung para o segundo semestre. O iene ganha terreno ante o dólar na véspera da decisão do Banco do Japão, com aumento das apostas de que a autoridade monetária em breve terá de modificar sua política ultra-acomodatícia para combater o avanço da inflação. Confira como fecharam os índices:
(Lucia Boldrini + agências)
▪️ Tóquio — Nikkei: +0,68%
▪️ Hong Kong — Hang Seng: +1,41%
▪️ Taiwan — Taiex: +0,46%
▪️ Coreia — Kospi: +0,44%
▪️ China — Xangai: -0,20%
▪️ China — Shenzhen: +0,48%