Ásia
Semana na Ásia começa com bolsas em forte alta na China e queda expressiva no Japão; minério de ferro salta mais de 16% em Singapura
A semana começou uma verdadeira gangorra na sessão asiática do mercado financeiro com altas expressivas e quedas fortes também. China protagonizou um salto no valor dos papéis após o Banco Central anunciar novas medidas para estimular o combalido mercado imobiliário do país, com a possibilidade de refinanciamento das hipotecas com taxas mais vantajosas para os proprietários de imóveis.
Xangai e Shenzhen foram às alturas com o anúncio, que se soma a outros feitos desde a semana passada pelo PBoC. Importante notar que o rali chinês antecede a Golden Week, que manterá os mercados fechados por uma semana no país.
No Japão, por sua vez, os investidores estão receosos que o novo primeiro-ministro do país, Shigeru Ishiba, adote políticas desfavoráveis ao mercado, como eventuais aumento de impostos. Isso fez com que o índice Nikkei terminasse o dia com queda de quase 5%.
Ao mesmo tempo, o minério de ferro explode nas cotações, tanto em Dalian quanto em Singapura, com altas muito expressivas que superam 16%. Veja como ficaram os índices:
▪️Tóquio — Nikkei: -4,80%
▪️Hong Kong — Hang Seng: +2,43%
▪️Coreia — Kospi: -2,13%
▪️Taiwan — Taiex: -2,62%
▪️China — Xangai: +8,06%
▪️China — Shenzhen: +10,93%