Câmbio
Alívio com emprego nos EUA garante nova queda para o dólar frente ao real
[08/08/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
Os mercados em Nova York tiveram uma sólida recuperação nesta quinta-feira após os dados do auxílio-desemprego desmentirem a recessão projetada pelo payroll. Os pedidos iniciais caíram para 233 mil, mais do que o esperado (240 mil), devolvendo a esperança de que a economia americana desacelera em pouso suave.
A alta firme das bolsas em Wall Street puxou o Ibovespa para cima dos 128 mil, os rendimentos dos Treasuries se recuperaram da corrida da véspera, tirando prêmios dos juros futuros, e o dólar voltou a subir ante o iene (-0,26%) e o franco suíço (-0,44%), garantindo o terceiro pregão consecutivo de valorização do real.
No fechamento, o dólar caía 0,90%, a R$ 5,5741 no mercado à vista, enquanto o futuro para setembro era negociado em baixa de 1,21%, a R$ 5,5855, por volta das 17h05.
Também o câmbio dos demais emergentes se recuperou, com destaque para o peso mexicano, que ampliou a alta ante o dólar (-1,90%, 18,928 pesos), após o Banxico cortar o juro em 25pbs, para 10,75%, nesta tarde, mas sinalizar que manterá a política restritiva.
Em NY, alguns analistas veem com desconfiança o otimismo de hoje, lançando alertas de que a volatilidade pode voltar a depender dos próximos indicadores, se apontarem para a fraqueza da atividade nos Estados Unidos.
(Rosa Riscala)