Câmbio
Dólar e juros caem com exterior e anúncio de corte de gastos
[04/07/2024] Da Redação do Bom Dia Mercado
Em sessão de liquidez reduzida pelo feriado americano, com petróleo em queda e minério em alta, dólar e juros abriram em baixa refletindo as boas notícias anunciadas ontem pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de que Lula determinou que o arcabouço seja preservado a qualquer custo e autorizou um corte de R$ 25,9 bilhões de despesas obrigatórias no Orçamento de 2025.
Há pouco a moeda americana cedia a R$ 5,4948 (-1,32%), e os juros futuros recuavam em toda a curva, mais de 10 pontos do miolo em diante, em meio à percepção de que a Selic pode não subir em 2024. Outra ajuda vem do exterior. em meio a dados econômicos americanos fracos que aumentaram desde ontem as expectativas de cortes nas taxas de juros pelo Fed, enquanto a libra esterlina sobe 0,10% com o Reino Unido indo às urnas. O DXY cai 0,22%, a 105,176 pontos.
A ferramenta do CME mostrou que os mercados precificam uma chance de quase 66% de um corte na taxa em setembro, acima dos 59% observados um dia atrás. A atenção se volta também para o payroll que sai nesta 6ªF. (Ana Katia)