Câmbio
Dólar e juros cedem com estímulos chineses; mercado avalia ata e fala de RCN em evento
[24/09/2024] Da Redação do Bom Dia Mercado
Dólar e juros cedem hoje, em meio à elevação do sentimento dos mercados pelo anúncio de estímulos chineses, com o investidor doméstico avaliando adicionalmente a ata do Copom e fala de RCN em evento do Safra.
Uma série de novas medidas foi anunciada pelo PBoC e pela administração chinesa. Após a forte injeção de dinheiro de segunda-feira de cerca de US$ 33 bilhões, a taxa de reserva obrigatória será cortada em 50 bps e o repo de 7 dias cairá de 1,7% para 1,5%.
Há pouco a moeda caía a R$ 5,4862 (-0,89%) e os juros futuros recuavam mais de 10 pontos do DI Jan/27 em diante. Ata do Copom não cravou um movimento específico para a Selic.
Reforçou a dependência dos números e reafirmou que a desancoragem das expectativas de inflação é um fator de desconforto comum aos membros do Comitê e que o cenário prospectivo de inflação se tornou mais desafiador.
Em evento do safra, RCN repetiu que a economia brasileira cresce acima do potencial (hiato positivo) e que não é possível dar um guidance nesse momento. No exterior, o DXY cede 0,14% (100,711) e os rendimentos dos Treasuries sobem.
O mercado continua a precificar 75 bps de flexibilização do Fed em 2024, mas apenas 50 bps de cortes de taxas pelo BCE. (Ana Katia)