Câmbio
Em sessão de liquidez reduzida, dólar e juros cedem com exterior
O dólar cede ante a maioria dos pares e emergentes, antes da bateria de dados de inflação da semana. Ante o real, a moeda cai a R$ 5,1604 (-0,15%) às vésperas da disputa da Ptax, pós feriado de Corpus Christi (5ªF).
Os juros futuros abriram em alta, mas recuam a partir de Jan/27, em linha com a moeda, em negociações reduzidas por feriado nos EUA, aguardando palestra de RCN. A ponta mais curta exibe alta leve. O presidente do BC apontou desancoragem das expectativas de inflação devido aos riscos fiscais e ao exterior.
Além disso, fala do ministro Fernando Haddad levantou suspeitas sobre menor compromisso com a meta em 2025. O Focus reforçou o cenário, revisando para cima a inflação dos próximos anos, o que transfere o foco para o IPCA-15 de maio, que sai amanhã, antes dos dados de inflação da Europa e do PCE nos EUA, o indicador favorito do Fed.
O IPCA-15 deve subir 0,47% (mediana), de 0,21% em abril, desacelerando em 12 meses a 3,73%, de 3,77%. O DXY diminuiu perdas a 104,678 pontos (-0,04%), mas caminha para queda em maio. Um núcleo do PCE dos EUA acima de 3% faria o dólar avançar, enquanto uma impressão abaixo de 2,7% poderia favorecer o alívio. (Ana Katia)