Empresas
Ibovespa ganha força com ações de peso enquanto NY vê PCE reforçando cautela do Fed
[26/01/24] Da Redação do Bom Dia Mercado
O Ibovespa oscilou muito pela manhã, com instabilidade em Vale, envolvida em ruídos políticos. Mas há pouco, bancos, Petrobras e a própria mineradora e pares ganharam força ajudando a limitar perdas do índice, que vai à máxima de 128.867,32 (+0,55%). Mais cedo, a inflação anual do Brasil diminuiu pelo 3º mês seguido, mais do que todas as estimativas, mas permanece contratado que a Selic deve cair meio ponto na próxima Super Quarta.
Alimentos e bebidas subiram 1,53%, saúde e cuidados pessoais +0,56%, representando os maiores impulsionadores no período. A inflação anual deve se manter acima da meta do BC, na visão dos economistas, em meio às dúvidas sobre o fiscal. Em Wall Street também houve muito vaivém nas ações e nos títulos diante de dados considerados mistos sobre os gastos e inflação, que reforçaram o início dos cortes de juros pelo Fed em maio. Os decisores políticos têm sido cautelosos e já afirmaram que querem ver sinais mais sustentáveis antes de reduzirem os custos dos empréstimos.
No câmbio, o dólar cede a R$ 4,9165 (-0,13%), em linha com o exterior (DXY -0,30%, a 103,261), e os juros futuros estão na contramão dos yields dos Treasuries. (Ana Katia)