Empresas
Mastercard quer iniciar nova fase de pagamentos online até 2030
A Mastercard quer instalar uma nova forma de realizar pagamentos no comércio digital nos próximos anos. Nesta terça-feira (11), a companhia anunciou um novo sistema no qual não será necessário colocar os 16 números do cartão de crédito nas plataformas para realizar uma compra, independentemente do dispositivo.
Ou seja, o cliente poderá realizar o pagamento de um produto por meio de um “token” gerado no cartão. A Mastercard explicou que está trabalhando com bancos, fintechs, comerciantes e outros parceiros para iniciar o período de transição.
Segundo a companhia, a intenção é que todos os europeus tenham acesso a essa “tokenização” até 2030. Isso garantirá que os cartões dos consumidores estejam seguros contra tentativas de fraude, segundo a Mastercard.
A empresa explicou que a escolha da Europa para iniciar a operação se deve pela liderança da região na inovação de pagamentos, como os pagamentos sem contato e serviços bancários online.
“Na Europa, vimos a tokenização ganhar impulso em todo o ecossistema, a conveniência e as taxas reduzidas de fraude se vendem”, disse Valerie Nowak, vice-presidente executiva de produto e inovação da Mastercard Europa, em comunicado. “Estamos confiantes de que alcançar essa visão até 2030 será vantajoso para todos os compradores, revendedores e emissores de cartões.”