Empresas
Petrobras reduz perdas após afirmar que reserva irá para pagamento de dividendos
As ações da Petrobras reduziram perdas para patamares ao redor dos 10%, pouco depois de o diretor financeiro e de relações com investidores da estatal, Sergio Caetano Leite, reforçar, durante teleconferência de resultados, que a reserva de remuneração de capital, alocada pela empresa e não distribuída em forma de dividendos extraordinários, não pode ser usada para investimentos.
O mercado temia que a reserva fosse usada para aumentar investimentos, até com possíveis fusões e aquisições, o que acarretaria em riscos de alocação de capital e, consequentemente, em menores dividendos mais para frente. Há pouco, Petrobras ON (PETR3) recuava 10,13% (R$ 37,08) e Petrobras PN (PETR4) perdia 9,56% (R$ 36,53).
A reserva de capital foi aprovada em outubro de 2023 com o objetivo de assegurar recursos para o pagamento de dividendos, juros sobre capital próprio (JCP), recompra de ações, absorção de prejuízos e incorporação ao capital social. A diretoria da empresa e o governo têm defendido distribuição menor de dividendos para o financiamento e a realização de projetos de energia renovável.