Europa

BCE deve manter primeiro corte de juros definido para junho

Atualizado 11/04/2024 às 08:00:09

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/01/uniao-europeia-2.jpg

O Banco Central Europeu deverá manter os custos dos empréstimos inalterados pela quinta reunião, ao mesmo tempo que prepara o terreno para os cortes que começarão em Junho. A taxa de depósito será mantida no nível recorde de 4%, de acordo com uma pesquisa da Bloomberg.

Apenas um dos 62 entrevistados prevê uma redução de um quarto de ponto. Embora a inflação tenha recuado para perto da meta de 2%, as autoridades ainda não estão prontas para começar a conter a onda sem precedentes de aumentos de taxas que promulgaram para controlar os preços.

Autoridades já indicaram que terão mais confiança em meados do ano. Com o afrouxamento monetário já em curso na Suíça, o debate nos 20 países da zona euro centrou-se na rapidez com que as taxas serão reduzidas depois de Junho.

O fator EUA, onde o Fed navega por uma inflação rígida e um crescimento robusto, deixa as autoridades cautelosas quanto a uma flexibilização prematura e aumenta a perspectiva de o BCE agir primeiro. Embora não seja um problema em si, a divergência prolongada poderá abalar os mercados cambiais e alterar novamente os preços no consumidor.

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também